top of page

Serviços Prestados

Esta especialidade médica inclui um vasto leque de tratamentos, desde a extração de dentes até às intervenções sobre os tecidos moles e duros. 



Exemplos: Remoção cirúrgica de dentes / sisos; elevação do seio maxilar (sinus lift); enxertos ósseos; remoção dos freios (frenectomia); enxertos muco - gengivais; remoção de tecido gengival (gengivectomia); remoção de quistos / tumores; apicectomías; tratamento de lesões dos tecidos moles intraorais.

Cirurgia Oral

Patologia Oral

Estética Dentária

Entende-se por estética dentária a beleza de um sorriso!

Nesta área de medicina dentária está incluído o branqueamento dentário, as restaurações estéticas (anteriores), em que a  introdução de novas tecnologias permitiu ao médico dentista alcançar a restauração ideal, combinando a beleza e a resistência.





Implantologia

O implante dentário é um pequeno cilindro confeccionado em titânio puro ou liga de titânio com roscas externas que substitui a raíz de um dente natural e permite a fixação de um dente artificial unitário ou, em conjunto com outros implantes, pode servir de apoio a uma prótese removível, substituindo a raíz de um dente natural.

Esta especialidade inclui também a colocação de osso, no caso de existir perda/deformidades ósseas que impossibilitem a colocação de um implante.

Endodontia

É a especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento da patologia da polpa dentária. Quando as cáries atingem a polpa do dente, (vulgarmente designada por nervo), esta tem de ser removida, bem como eliminadas as bactérias e selados os canais radiculares. Este procedimento tem o nome de endodontia, mas é popularmente chamado de desvitalização.

É possível, deste modo, eliminar focos de infecção dentária e manter o dente.

Odontopediatria

Ortodontia

A Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes e que tem como principal objetivo a realização de tratamentos preventivos mas também curativos, para que a criança atinja a idade adulta com uma boca sã, estética e funcional. A oportunidade do dentista realizar um exame oral precoce e fornecer as orientações aos pais durante a infância do paciente, são uma peça chave para o estabelecimento de uma boa saúde oral. Existem muitos cuidados que devem ser tomados com os dentes da criança desde os primeiros meses. Esses cuidados são essenciais na prevenção de problemas futuros.

O tratamento dentário em crianças tem sido primeiramente planeado para prevenir: dor e infecções orais; a ocorrência e progressão de cáries; a perda prematura de dentes; a diminuição da arcada dentária; prevenir, corrigir ou minimizar  determinadas más posições dentárias; avaliar e eliminar hábitos (chupar o dedo, uso da chupeta, roer unhas) e sem dúvida prevenir a associação entre medo e tratamento dentário, pois o principal é o bem-estar da criança.

O dentista exerce um papel fundamental, pois irá proporcionar à criança um ambiente agradável, especialmente criado a pensar nos mais novos, para que se sintam tranquilos e estabeleçam laços com o dentista. Desta forma os pequenitos irão ter prazer em visitar o seu dentista e aprender que tratar os dentinhos pode ser muito divertido.

A Ortodontia é uma especialidade da medicina dentária que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um esforço adicional aos músculos da mastigação que pode levar a dores de cabeça, problemas articulares e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas, para além de que podem ser bastante inestéticos.

 

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento dos ossos. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.



Este tipo de tratamento permite organizar a posição dos dentes e devolver ao paciente uma correcta função mastigatória, equilíbrio nos músculos da face e um sorriso estético. Pode ser aplicada em crianças, jovens, adultos e em pacientes de idade avançada.

Periodontologia

Profilaxia 

Prótese Dentária

Fixa e Removível

O tratamento periodontal consiste na descontaminação das superfícies das raízes da placa bacteriana mineralizada ( tártaro) e não mineralizada, a causa principal da inflamação gengival, das bolsas periodontais e do acúmulo de pús. O objectivo do tratamento periodontal é a preservação dos tecidos moles (gengiva, mucosa) e duros (osso)  em redor dos dentes.

Em Portugal perdem-se mais dentes devido a periodontites do que devido a cáries. A periodontite é uma doença da cavidade oral que resulta da progressão da gengivite - inflamação gengival,  envolvendo inflamação, infeção e destruição do osso e dos ligamentos que suportam o dente, resultando na perda da peça dentária.

A profilaxia abrange tratamentos como a limpeza profissional (destartarizações, polimento dentário), a aplicação de selantes de fissuras (para proteção do dente contra a cárie), a aplicação tópica de flúor para fortalecer o esmalte, entre outros.

A limpeza profissional permite a prevenção eficaz para dentes e gengivas saudáveis e constitui o terceiro pilar importante na profilaxia em conjunto com uma higiene diária em casa e as consultas periódicas de controlo no dentista.

A reabilitação com prótese fixa consiste na realização de pontes, coroas cerâmicas ou metalo-cerâmicas, e "pivôts". Com ela devolve-se a estética e a força ao sorriso.

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou "ponte fixa"). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir. Recebe o nome de "fixa" porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que este a corte com o uso de brocas especiais.



A prótese removível é um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas. Podem ser totais ou parciais se ainda permanecerem alguns dentes naturais. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento que este desejar. 

bottom of page